Framboesa Atum Blis
Nomes comuns: Framboesa Autumn Bliss; Framboesa Gigante Autumn Bliss; Framboesa-vermelha ‘Autumn Bliss’.
Nome científico: Rubus idaeus L.
Família Botânica: Rosaceae
Categoria: Frutíferas
Distribuição: Foi introduzida no Brasil na região da Alta Mantiqueira, mais especificamente em Campos do Jordão, SP. Os principais produtores de framboesa no Brasil são os estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.
Período de colheita: Os frutos devem ser colhidos quando atingirem a plena maturação na planta, ou seja, no momento em que apresentarem coloração totalmente vermelha, amarela ou negra, de acordo com a cultivar.
Características: Cultivar de framboeseira remontante (produz duas vezes no mesmo ciclo, na primavera e no outono), com origem na Inglaterra em 1984. Cultivada em regiões de clima frio. Suas plantas são vigorosas, com hastes apresentando menos espinhos que a Heritage, sendo recomendável a utilização de sistema de condução.
Caracteriza-se por seus frutos grandes, de formato oval-cônico e coloração vermelho-escura, de sabor agradável. Entretanto, apresentam forte aderência ao receptáculo e baixa firmeza. Possuem menor requerimento de frio hibernal e amadurecem antes que a Heritage. Além de apresentar elevado teor de fibra, é rica em manganês, potássio e vitaminas A e C, caracterizando-se por expressiva quantidade de ácido elágico, um constituinte fenólico.
Aplicação: O fruto da framboesa é caracterizado por curto tempo de vida pós colheita por apresentar estrutura frágil e alta taxa metabólica, o que justifica seu elevado grau de perecibilidade, tornando a venda in natura restrita aos mercados locais. Portanto os agricultores têm optado pela sua industrialização, seja de toda a produção, seja daqueles que demonstram estar perdendo a turgescência. Nesse caso, a produção de polpas, sucos e geleias promove agregação de valor ao produto final e aumenta o tempo para a comercialização dos produtos.
Curiosidade: O plantio pode ser realizado em qualquer época do ano, desde que haja a possibilidade de irrigação no período de estiagem. Se o plantio for feito na época em que as temperaturas são mais elevadas, as plantas se desenvolverão mais rapidamente.
Framboesa
Nome científico: Rubus spp
Nome popular: Framboesa
Família botânica: Rosaceae
Características gerais: A framboeseira tem sua origem no centro e norte da Europa, zonas montanhosas do mediterrâneo, e parte da Ásia. Os primeiros relatos datam da era pré-cristã, aos pés das montanhas de Ide, na Ásia Menor. É um fruto agregado, que possui de 10 a 20 mm de diâmetro e 2,5 a 5 g de peso, com sabor doce ou ligeiramente ácido e aroma característico. O amadurecimento do fruto após a polinização leva em torno de 30 a 35 dias, dependendo da cultivar. Existem cultivares de frutos amarelos, negros e vermelhos. A colheita das frutas ocorre quando atingem grau de maturação máxima, onde apresentam valores de pH de 2,65 a 3,20, teor de sólidos solúveis totais 9,2 a 13,0 oBrix e acidez titulável de 0,29 a 2,3% .
Amora Tupy
Tem origem Americana, o cultivar Tupy foi desenvolvida no Brasil, devido à excelente qualidade dos frutos para consumo in natura, está conquistando espaço no mercado internacional.
A Amora Tuppy pertence à mesma família da maçã, do pêssego, da ameixa, da pera, do marmelo, entre outros.
Há variedades com ou sem espinhos, mas ambas de porte ereto arbustivo que, quando bem conduzidas podem ser usadas em fechamento de alambrados, caramanchões ou áreas de sombreamento. Exige podas de limpeza e eliminação dos ramos que produziram durante o ano e desponte das hastes para forçar as novas brotações (ramos de produção da próxima safra). No inverno será necessário eliminar os ramos secundários e despontar os ramos laterais, deixando-os com 30cm e, raleando-os e deixando de 10 a 15cm entre eles.
É uma espécie bem produtiva, com frutos que podem ser consumidos ao natural ou em sucos, sorvetes, geleias, doces e vinho. É muito utilizada como corante na indústria alimentícia mundial.
Tem ricas propriedades, sendo anticancerígena e combatente da osteoporose (devido a sua concentração elevada de cálcio: 46mg para cada 100g de fruta). É depurativa do sangue, antisséptica, vermífuga, digestiva, calmante, diurético, laxativa, refrescante, adstringente, etc. Como tem alto teor de potássio, é crescente seu uso como tônico muscular nas práticas desportivas. Tem poderosas propriedades antioxidantes por sua combinação de vitaminas C com E. Contém pectina em abundância, uma fibra solúvel que ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue.
É muito recomendável aos que têm o organismo saturado de ácidos, como os que sofrem de reumatismo, gota, artrite, etc. De acordo com um estudo publicado pela revista Jornal of Neuroscience, as propriedades nutritivas das amoras pretas conservam o equilíbrio, a memória e a coordenação motora das pessoas de idade avançada